Vereadores visitam barragens que abastecem Chã Grande – Câmara Municipal de Chã Grande

Vereadores visitam barragens que abastecem Chã Grande

Publicado em 15 de junho de 2017, por Paulo Sérgio

Os vereadores Jorge Luís (PR), Ninho Mototáxi (PR), Irmão Zaninho (PR) e Demir do Conselho (PSL) realizaram visitas às barragens que abastecem a cidade de Chã Grande, através do sistema da Compesa. A visita dos parlamentares, representando toda a bancada de situação da Câmara Municipal, atende a um pedido da população changrandense que, segundo os vereadores, vem sofrendo com a falta d’água nas torneiras, mesmo com o período de chuvas na região.

A visita dos parlamentares teve início pela barragem de Macacos, na zona rural de Chã Grande. Construído na década de 80, o reservatório foi o primeiro do sistema a atender a cidade. Atualmente, a barragem de Macacos sofre com o acúmulo de terra, o que estaria comprometendo o abastecimento em Chã Grande.

A segunda visita foi à barragem da Siriquita, localizada no município de Amaraji. Assim como a primeira barragem, o reservatório também está com o nível acima do normal, o que causou revolta nos vereadores. “Viemos constatar que as barragens estão cheias, estão vertendo, tem água suficiente pra atender toda a população e com isso estamos constatando que é simplesmente uma falta de capacidade de logística ou estrutural da Compesa em atender a população”, disse o vereador Jorge Luís.

Em seguida, o grupo visitou a barragem de Amora Grande, também no município de Amaraji. Esta última, a maior de todas, pertence ao sistema de abastecimento de Gravatá, mas a cidade de Chã Grande possui uma adutora, saindo da barragem em direção a Estação de Tratamento da Compesa.

As ações da Câmara de Vereadores não deve ficar apenas nas visitas. Segundo os parlamentares, o próximo passo será a convocação dos responsáveis pela Compesa em Pernambuco para que se possa solucionar o problema. “Vamos tomar as providências, pedindo ao presidente da Compesa que atenda ao município, já que tem água, que está sendo desperdiçada e a população sendo penalizada com a falta de água nas torneiras”, explicou Jorge Luís.