Reunião debate uso consciente da água em Chã Grande – Câmara Municipal de Chã Grande

Reunião debate uso consciente da água em Chã Grande

Publicado em 18 de abril de 2017, por Paulo Sérgio

A Câmara de Vereadores de Chã Grande realizou nesta segunda-feira (17) audiência pública para debater o uso consciente dos recursos hídricos, por parte dos agricultores do município. A reunião contou com a participação do presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz, vereador Jorge Luís da Silva (PR), vereadores Ninho Moto Táxi (PR) e Demir (PSL), secretário de agricultura, Gilberto Braga, de meio ambiente Mayr Lapenda, além de agricultores e representantes do Conselho de Meio Ambiente.

A reunião começou com uma apresentação sobre a situação hídrica do município. O agrônomo Emeson Campos mostrou, através de slides, o uso da água de forma desordenada, que tem prejudicado os recursos hídricos do município. Durante sua apresentação, o agrônomo apresentou aos agricultores formas corretas de utilização da água pela agricultura.

Logo após a apresentação da situação hídrica do município, os agricultores puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto de reutilização de água. Pioneiro no município, o projeto deverá contemplar famílias de Freixeiras, zona rural de Chã Grande, antes de ser implantado em outras regiões.

Segundo o cronograma, o projeto será destinado a reutilização de dois tipos de água. A água cinza, oriunda de torneiras, por exemplo, e água negra, vindo de banheiros. Com isso, além do tratamento da água para a sua utilização em lavouras ou outros serviços, o projeto prevê um descarte correto da água que não será reaproveitada, em rios e córregos, diminuindo a poluição dos afluentes da região.

O projeto ainda não tem previsão para sua execução. Antes disso, porém, passará por um processo de seleção, através da Cooperativa Agropecuária de Chã Grande.