Reajuste salarial dos professores é aprovado na Câmara de Chã Grande – Câmara Municipal de Chã Grande

Reajuste salarial dos professores é aprovado na Câmara de Chã Grande

Publicado em 13 de fevereiro de 2020, por Paulo Sérgio

Foi aprovado nesta quarta-feira (12), em segunda votação na Câmara de Chã Grande, o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino. A proposta foi enviada pelo poder executivo municipal no final de janeiro, onde passou por análise das comissões de justiça e redação e finanças e orçamento, antes da primeira votação na última quarta-feira (5), que contou com a presença de sete dos 11 vereadores. Ontem, todos participaram da sessão, presidida pelo vereador Jorge Luís (PL).

O projeto de lei estabelece o reajuste salarial dos professores em 12,84%. Este é o mesmo percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC), sendo o primeiro da gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), iniciada em janeiro de 2019. Com a aprovação por parte da Câmara em duas votações, o PL será encaminhado para o prefeito Diogo Alexandre (PL) que fará a sanção.

O diretor do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro) no município de Chã Grande, professor Aldemir Bokão, acompanhou todo o processo do projeto dentro da Casa, desde a apresentação no dia 29 de janeiro. Para ele, é uma forma de valorizar a categoria. “Nesses quatro anos, foram reajustados em mais de 31%. Os professores estão se sentindo valorizados”, destacou.

O vereador Jorge Luís também comentou sobre a garantia de reajuste ao longo dos últimos quatro anos, seguindo todos os percentuais definidos pelo MEC, desde 2017. “Temos um compromisso com essa classe tão importante na sociedade chã-grandense, onde foi confirmado, em quatro anos consecutivos, o aumento integral aos professores”, comentou o parlamentar.

Em 2017, já na atual gestão do prefeito Diogo Alexandre, o reajuste foi de 7,64%. No ano seguinte, passou a ser de 6,81%. No ano passado, ainda com influência da gestão do ex-presidente Temer, o reajuste foi de 4,17%. No total, nos últimos quatro anos, o valor acrescido no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino foi de 31,46%.