Na primeira sessão do período, Câmara inicia discussão sobre instalação do Código de Ética – Câmara Municipal de Chã Grande

Publicado em 06 de abril de 2017, por Paulo Sérgio

A Câmara Municipal de Chã Grande iniciou nesta quarta-feira (5) o segundo período legislativo. Em pauta, dois requerimentos de autoria da vereadora Célia de Jaci (REDE), além de iniciar a discussão sobre a instalação do Código de Ética do poder legislativo municipal, proposto pelo vereador Jorge Luís da Silva (PR), presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz.

Logo na primeira sessão, a vereadora Célia de Jaci apresentou dois requerimentos ao plenário da Casa, cobrando serviços de saneamento básico na rua Severino João da Silva, no bairro Dom Hélder Câmara, além de uma lombada em frente a escola municipal 20 de Dezembro, no mesmo bairro. Após serem apresentados, os requerimentos foram destinados para votação em primeira e única discussão na próxima Reunião Ordinária, que acontecerá na quarta-feira (12).

Além dos requerimentos, o presidente Jorge Luís fez a distribuição do Código de Ética da Câmara Municipal para a análise das comissões específicas. De autoria do presidente da Casa, o Código de Ética trata das normativas de condutas dos senhores vereadores. O documento, que será levado para a análise das comissões, define, por exemplo, os ritos processuais de perda de mandato de competência da Câmara Municipal.

A sessão contou com a participação de nove dos 11 vereadores. Apenas os vereadores Sérgio do Sindicato (SD) e Dandão (PSD) não compareceram. Após a leitura do expediente do dia, o presidente Jorge Luís franqueou a palavra aos vereadores inscritos. A vereadora Danielle Alves (PDT) foi a primeira a usar a tribuna. Os vereadores Rodrigo da Malhadinha (PSD), Beto Karias (PR), Irmão Zaninho (PR) também usaram da palavra. Em sua fala, o vereador Ninho Moto Táxi fez um requerimento verbal, solicitando a pavimentação da rua Marcos Antonio Gomes. O vereador Jorge Luís foi o último a utilizar a tribuna, encerrando também a reunião.

Análise – Nesse período, o documento será analisado pelos vereadores, que poderão incluir, excluir ou alterar pontos do Código de Ética, antes de ser levado para aprovação em plenário.