Mototaxistas realizam capacitação – Câmara Municipal de Chã Grande

Mototaxistas realizam capacitação

Publicado em 10 de agosto de 2012, por

Trinta mototaxistas acabam de passar por um curso de aperfeiçoamento e qualificação, promovido pela Associação de Mototaxistas de Chã Grande com apoio da prefeitura municipal. Ministrado pela empresa Personal Drive, o curso teve 30 horas/aula, sendo 25 teóricas, ministradas no auditório da própria associação, e cinco práticas, realizadas na Rua do Campo.
Duas novas turmas estão previstas para os dias 9, 10 e 11 de abril. O objetivo da direção da associação é capacitar cerca de 90% dos mototaxistas. Durante o curso os participantes recebem, entre outros ensinamentos, noções sobre aperfeiçoamento da prática de pilotagem, como tratar o passageiro, responsabilidade no trânsito e até mesmo como evitar o estresse, não ultrapassando a carga horária de trabalho.
No final do curso, os mototaxistas são submetidos a um exame. Os aprovados recebem um certificado e com ele podem dar entrada no Detran para tornarem-se profissionais na categoria de transporte remunerado de passageiros, recebendo a chamada placa vermelha. Esta qualificação está baseada em lei sancionada pelo governo federal em 2009.
O profissionalismo representa um sonho para a categoria, pois assim o mototaxista sai da ilegalidade”, diz Janilson José dos Santos, o Ninho moto taxi, presidente da Associação de Mototaxistas de Chã Grande. “Além disso, o mototaxista vai melhorar ainda mais na pilotagem e no atendimento ao cliente”, acentua Ninho.
A associação existe desde 1998 e atualmente o município conta com uma frota formada por 101 mototaxistas.