Hino de Chã Grande passa a fazer parte das sessões de abertura de período na Câmara Municipal – Câmara Municipal de Chã Grande

Publicado em 01 de abril de 2019, por Paulo Sérgio

A Câmara de Chã Grande inicia hoje (1º), a partir das 20h, o segundo período legislativo. Na primeira sessão ordinária, o legislativo terá uma novidade. A partir desta segunda, o hino municipal será executado na sessão que abre o período. A decisão foi tomada em conjunto pelos vereadores, como uma forma de incentivar a população chã-grandense a conhecer melhor o hino da cidade.

“Temos um hino com uma letra muito bonita, que, apesar de datar dos anos 80, ainda é desconhecido por parte da população chã-grandense. Com essa iniciativa, nós queremos que ele seja mais conhecido, cantado, tanto pelas autoridades quanto pelo nosso povo”, destacou o presidente da Casa, vereador Jorge Luís.

O hino de Chã Grande foi escrito pela professora Mariana de Lourdes Lima, que ainda compôs o Hino do Centenário de Chã Grande, Hino da Escola Mário Sette, também em Caruaru, além das cidades de Chã Grande onde nasceu em 1º de maio de 1917, e Riacho das Almas. O hino recebeu a colaboração de Manoel Pereira da Silva, que atuou na musicalidade  da letra.

Segundo o jornalista Tomaz de Aquino, no livro “Chã Grande das Palmeiras e de Todas as Épocas”, de 2004, a autora fez também um histórico sobre a criação do hino. No texto, ela destacou os elementos que serviram de inspiração para a composição da letra. O material, presente no livro, foi publicado no jornal A Vanguarda, de Caruaru. “Com sentimentos de amor de decantam as glórias e os sucessos alcançados e as boas vontades dos nossos antepassados.” – relatou, na época.