Garra, coragem e determinação marcam a história de Chã Grande – Câmara Municipal de Chã Grande

Garra, coragem e determinação marcam a história de Chã Grande

Publicado em 20 de dezembro de 2018, por Paulo Sérgio

Por Jorge Luís da Silva, presidente da Câmara Municipal de Chã Grande

Não é à toa que o município de Chã Grande tem uma das agriculturas mais ricas de Pernambuco. Com garra, coragem e determinação, nossa gente consegue extrair o melhor da terra, enchendo as mesas dos pernambucanos com chuchu, banana, graviola, goiaba, hortaliças e tantas outras produções agrícolas que aqui produzimos. É o trabalho árduo do agricultor que impulsiona a nossa economia.

Neste dia 20 de dezembro, quando Chã Grande está completando 55 anos de emancipação política, não poderíamos deixar de também homenagear os batalhadores e as batalhadoras que diariamente acordam antes mesmo do sol raiar para trabalhar, dando o melhor de si.

É inegável a força de vontade do povo chã-grandense em executar suas tarefas da melhor maneira possível. Foi assim que nos destacamos, ao longo dos anos, com nossa produção agrícola. Primeiro o fumo, seguido da cana-de-açúcar. Não por acaso, as duas produções adornam nossa bandeira, tão bem idealizada na década de 80 por um dos representantes da cultura local Severino Trajano, o popular Biu Barbeiro. Divina inspiração.

Mesmo com a mudança de foco de nossos agricultores, Chã Grande permaneceu na vanguarda da produção agrícola, mesmo sendo um município de tão pouco espaço territorial. O chuchu ganhou espaço, depois foi a vez da graviola, das hortaliças, da goiaba e por aí vai. Não podemos esquecer também das flores, que embelezam nossos campos.

Hoje, os parabéns da Casa Paulo Viana de Queiroz, sede do poder legislativo em nosso município, são dedicados especialmente a nossa querida Chã Grande. Que para a nossa gente nunca falte garra, coragem e determinação para lutar diariamente, escrevendo com honra a nossa história!