Câmara de Vereadores inicia segundo período legislativo – Câmara Municipal de Chã Grande

Hora: / ,

Câmara de Vereadores inicia segundo período legislativo

Publicado em 06 de abril de 2021, por Paulo Sérgio

 

A Câmara de Vereadores de Chã Grande iniciou nesta segunda-feira, 5, o segundo período legislativo. A primeira reunião foi marcada pelo início da presidência, de forma interina, do vereador Demir (Avante), que ocupa a primeira secretaria da Casa Paulo Viana de Queiroz, que assumiu a presidência ainda durante o recesso no mês de março após decisão judicial que afastou por 180 dias o presidente, Jorge Luís (PL).

Compondo a mesa diretora com o vereador Gilvan Bolão (Avante) e a vereadora Célia de Jaci (Avante), Demir deu início à reunião com a execução do hino de Chã Grande. Em seguida, os parlamentares presentes aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei de número 003/2021, de autoria de Célia de Jaci, que institui a Semana Municipal da Mulher, com diversas ações voltadas para as mulheres, promovidas pelo poder público.

No expediente do dia, foram apresentados requerimentos e um PL de autoria do executivo municipal. O texto, de número 003/2021, pede que a Câmara aprove a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB). Por se tratar de uma matéria em regime de urgência, o presidente definiu sua votação para a próxima quarta-feira (7).

Seis requerimentos foram apresentados durante a reunião. O vereador Ninho Mototáxi (PL) apresentou os requerimentos 027, 029 e 030. O primeiro solicita que o município adquira vacinas contra a Covid-19 para imunização da população. Os demais (029 e 030) destinam votos de profundo pesar pelos falecimentos de José Paulino dos Santos e Maria Avelina de Lima. O vereador Jorge Luís também apresentou requerimento de profundo pesar. O parlamentar destinou ao senhor João Rufino da Silva, ocorrido no último dia 30 de março.

O primeiro secretário da Casa, Gilvan Bolão, apresentou dois requerimentos durante a sessão. O primeiro deles tratou sobre a construção de uma escadaria na localidade do bairro Beatriz Alves. Já o segundo solicita a doação do Grupo Escolar Santa Aguida, já desativada, para o Lar Luiz Rios.

O vereador Wédson de Biu Beléu (PP) também apresentou um requerimento. Com o número 031/2021, o texto pede a ampliação do horário de atendimento do aparelho de Raio-X no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, no período noturno.

Todos os requerimentos, assim como o PL de autoria do executivo, passarão por uma única votação na próxima quarta-feira. Já o PL assinado pela vereadora Célia de Jaci ainda passará por uma segunda votação antes de ser encaminhado para a sanção do prefeito Diogo Alexandre (PL).


ACESSO RÁPIDO