Câmara de Chã Grande já tem data para votar as contas do ex-prefeito Daniel Alves – Câmara Municipal de Chã Grande

Hora: / ,

Câmara de Chã Grande já tem data para votar as contas do ex-prefeito Daniel Alves

Publicado em 12 de fevereiro de 2021, por Paulo Sérgio

A Câmara de Chã Grande deve proceder com a votação das contas de 2016, do último ano de gestão do ex-prefeito Daniel Alves (PSC), na próxima quarta-feira (17), anunciou o presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz, vereador Jorge Luís (PL). A votação seguirá a análise dos pareceres do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que recomendaram a reprovação das contas por parte do legislativo municipal.
A análise dessas contas deveria ter ocorrido ainda no mês de dezembro, de acordo com cronograma da Câmara Municipal. Mas naquele momento, o ex-prefeito apresentou sintomas da Covid-19, com diagnóstico confirmado posteriormente. Após o pedido de adiamento, o presidente da Casa decidiu então por deixar a votação para a legislatura atual.
Ainda no ano passado, o ex-prefeito Daniel Alves teve uma conta rejeitada pela Câmara de Vereadores, seguindo os pareceres do TCE-PE, que recomendaram também a reprovação. Na oportunidade, os parlamentares reprovaram as contas de 2015 pelo placar de 8 a 3.
Por se tratar de votação de contas, a reunião da próxima quarta-feira terá uma modificação na pauta, já que outros assuntos não podem fazer parte dos debates da sessão. A votação começará com a leitura de todos os processos envolvendo as contas, bem como as análises encaminhadas pelo TCE-PE. O ex-prefeito poderá apresentar defesa durante a reunião, utilizando a tribuna da Casa Paulo Viana de Queiroz, ou então indicando uma pessoa para fazer a sustentação de sua defesa. Também poderá optar por ela escrita.
Cada vereador terá o direito ao voto, que será aberto. Caso o parlamentar vote em desacordo com o Tribunal, o mesmo deverá apresentar um embasamento para tal decisão. O resultado indicará o futuro do ex-gestor. Caso a Câmara reprove, por maioria simples, o parecer do TCE-PE passa a entrar em vigor. A reprovação também pode ocorrer caso os votos de aprovação não atinjam os dois terços necessários.
Dos 11 vereadores, a votação de contas será novidade para quatro deles, os estreantes Nego de João de Rita (PDT), Wédson de Biu Beléu (PP), Andreson de Agrício (PL) e Ninha de Zé Maria (Avante). Já Dandão (PDT), Jorge Luís, Gilvan Bolão (Avante), Ninho Mototáxi (PL) e Inaldo do Raio-X (Avante) fizeram parte da legislatura 2013 a 2016, durante o mandato do ex-prefeito Daniel Alves.
A sessão ordinária tem início às 20h, podendo ser acompanhada no plenário da Casa Paulo Viana de Queiroz, que em virtude da pandemia do novo coronavírus encontra-se com capacidade reduzida. Outra opção também é acompanhar a reunião através da página da Câmara no Facebook.


ACESSO RÁPIDO