Câmara de Chã Grande aprova criação do Serviço de Informação ao Cidadão – Câmara Municipal de Chã Grande

Câmara de Chã Grande aprova criação do Serviço de Informação ao Cidadão

Publicado em 27 de julho de 2018, por Paulo Sérgio

A Câmara Municipal de Chã Grande votou na última quarta-feira (25), a resolução de número 001/2018, que cria o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). A proposta, aprovada por unanimidade, integrará dois serviços do poder legislativo municipal. Tanto o presencial, na Casa Paulo Viana de Queiroz, quanto o online, no Portal da Transparência da Câmara, estarão disponíveis.

O projeto visa uma maior participação da população chãgrandense nos processos legislativos. Com isso, tanto reclamações quanto dúvidas e sugestões poderão ser encaminhadas. Caso a solicitação seja feita de forma online, um protocolo será gerado para o cidadão fazer o acompanhamento.

Segundo o setor de informática da Câmara de Chã Grande, o SIC faz parte do plano de transparência proposto pelo Tribunal de Contas. Desde o último ano, o Tribunal propôs avaliar as contas das Câmaras Municipais. O funcionamento do SIC, tanto presencial quanto online, é um dos pontos avaliados pelo órgão. Na primeira avaliação, Chã Grande obteve resultado satisfatório, ficando na 38ª posição em Pernambuco.

Esta é a primeira vez que o programa é implantado na Câmara Municipal de Chã Grande. Para o presidente Jorge Luís, o serviço é importante ferramenta de transparência. “É fundamental que os órgãos públicos mantenham esse contato direto com as pessoas. Esse serviço trará muitos benefícios, principalmente para a população chãgrandense”, disse.

Na forma online, o internauta deve acessar o Portal da Transparência da Câmara de Chã Grande, também disponível no site da própria Câmara, e acessar a aba LAI. No local, deve clicar no link do e-SIC – Pedido de Acesso à Informação. Também encontram-se disponíveis os serviços de acompanhamento do pedido e de estatísticas do e-SIC.